Flor-de-Lis / Ano da França no Brasil

flor-de-lis-brancaflor-de-lis-negraO Ano da França no Brasil começou no dia 21 de abril, e até 15 de novembro nós brasileiros poderemos conhecer mais da arte e cultura contemporânea francesa. Até agora já vimos homenagens de diversos setores e nós, do setor joalheiro não poderíamos deixar esse importante acontecimento passar em branco.

Foi pensando nisso que, durante a 48ª Feninjer em fevereiro de 2009, a Gênesis lançou sua linha Arte Heráldica trazendo a Flor-de-Lis como peça principal.


moeda-flor-de-lis-antigapi-flor-de-lis-antigaA Flor-de-Lis é um símbolo histórico, político, monárquico e ao mesmo tempo misterioso. Sua idade é milenar e sua origem, incerta. As mais antigas imagens de Flor-de-Lis semelhantes às usadas na idade média da Europa são alto-relevos Assírios (antigo reino na região da mesopotâmia) que datam de 3000 a.C.

luisxiv

Apesar de ser um símbolo usado por vários povos ao longo da história da humanidade, a Flor-de-Lis começa a ganhar destaque a partir do momento que a monarquia francesa do século XII decidiu usá-la em seus emblemas. Enquanto isso, cada vez mais esse símbolo era relacionado à Virgem Maria e consequentemente à virgindade.

nsra-notre-dame . Acima: Anel Flor-de-Lis com Diamantes. Abaixo: Anel Flor-de-Lis com acabamento em Ródio Negro.

Com o passar do tempo, a flor-de-lis deixou de ser um atributo exclusivo da monarquia francesa e se tornou um símbolo heráldico muito utilizado em grande parte da Europa Ocidental. Hoje em dia podemos ver exemplos de flores-de-lis em vários objetos da moda, arquitetura e arte em geral, mas nunca deixando de remeter à França.

Veja alguns exemplos da utilização da Flor-de-Lis em diferentes acessórios de moda contemporâneos.

Podemos ver nessa imagem a peça Fleur-de-Lis, da Gênesis, com as cores das bandeiras do Brasil e da França representadas na jóia pelas pedras: Citrinos, Diamantes, Esmeraldas, Safiras Azuis, Rubis e Topázios Azuis. Tudo em Ouro 18k certificado pela Amagold.

flor-de-lis-franco-brasileira

Além disso, a Gênesis também criou uma linha de anéis, correntes, brincos e pingentes em homenagem à cultura francesa. A seguir podemos ver um lindo pingente de rosácea fielmente inspirada em uma das rosáceas da famosa Catedral de Notre Dame em Paris. Compare:

Notre Dame - Rosácea e Pingente Gênesis

Referências bibliográficas:

Michel Pastoreau

‘Le Roi aux Fleurs de Lis’

in L’Histoire, Janeiro de 1995

Gostou do post? Clique aqui e comente!

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

Comentários

Simplesmente fascinada pela significação, história e utilização da flor-delis como símbolo. Será minha tatoo de pulso. França, reinado, Joana d’Arc, TRÊS PILARES da Promessa Escoteira: O COMPROMISSO com DEUS, com a PÁTRIA e o PRÓXIMO, emblema para honrar a SANTÍSSIMA TRINDADE, durante as Cruzadas representaram com as três pétalas, a FÉ, a SABEDORIA e o VALOR, representa também os três braços da monarquia feudal: AQUELES QUE TRABALHAM, AQUELES QUE LUTAM e AQUELES QUE REZAM.
É ainda É um símbolo maçônico utilizado para representar a ponta de lança que guia o homem em direção ao seu destino.
A flor-de-lis de acordo com alguns historiadores é inspirada na flor de lótus, do Egito, sendo símbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma.
O Lírio(lis ou íris), na Grécia, era considerada a planta sagrada de Hades, e usada até hoje como símbolo de passagem segura para o Reino dos Mortos.
No meu pulso significará a união entre eu e minhas filhas, há treze anos sós. Luana, a que trabalha, Yorrana, a que reza e Sonia, a que luta: lys.

Olá Sonia, a Gênesis fica honrada em compartilhar essa emoção com a simbologia da Flor-de-Lis, tão marcante em sua vida. Esperamos que sua tatuagem alcance seus objetivos e obrigado por acompanhar nosso blog.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


*